Entenda os motivos nas próximas linhas
Sentir-se ansiosa em certos momentos da vida é comum. A ansiedade é uma sensação comum a todas as pessoas ela se trata de uma reação do corpo para lidar com situações que julgamos importantes, perigosas ou que teremos nossas habilidades testadas. Ela funciona como um mecanismo de sobrevivência, que dispara uma reação direta de luta ou fuga, que nos deixa preparados para lidar com algo que pode ser prejudicial. Entretanto, há casos em que interpretamos as situações de forma equivocada, mensurando o perigo de forma incompatível com a realidade, ou seja, acabamos sofrendo com uma ansiedade maior do que o que seria aplicável por essa interpretação. Criamos uma realidade que muitas vezes não existe, com cenas e temas aos quais reagimos com certo pavor o que ocasiona muito sofrimento. Quando isso acontece com certa recorrência, é necessário observar e avaliar a necessidade de um tratamento profissional, já que tal situação pode comprometer muito a saúde física e mental de quem sofre com a condição.
Ansiedade
Para pessoas que sofrem com quadros de ansiedade, a sensação de medo e preocupação é extrema, e mesmo que não haja evidência de ameaça concreta, qualquer acontecimento pode desencadeá-la. O que desencadeia muitos sintomas físicos que atrapalha bastante a rotina diária em diversos aspectos. O Brasil segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o país que mais sofre com a ansiedade. Dados revelam que a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros. A pandemia acabou intensificando os quadros de ansiedade e depressão e desestabilizando doenças pré-existentes que estavam controladas. Além disso, novos casos proliferaram e a busca por tratamento aumentou. Portanto, a urgência para o cuidado com a saúde mental é muito importante.
Mulheres e ansiedade
Estudos revelam que mulheres tem um risco significativamente mais alto do que homens a desenvolverem quadros de ansiedade devido a diversas variáveis, como por exemplo questões hormonais, genéticas e culturais. Percebe-se que mulheres com transtornos de ansiedade relatam maior gravidade dos sintomas e tendem a apresentar com mais frequência uma ou mais comorbidades psiquiátricas em comparação aos homens. Evidências de vários estudos têm sugerido que os fatores genéticos e os hormônios sexuais femininos podem desempenhar papéis importantes na expressão dessas diferenças de gênero. As mulheres também são muito mais cobradas sobre seu papel social do que os homens e isso pode gerar muito estresse e ansiedade. Além do que mulheres são mais expostas a diversos tipos de violência como abusos, estupros dentro ou fora de casa. Dessa forma, é essencial que mulheres tenham mais informações sobre o assunto, além de buscarem um tratamento especializado, pois se trata de público que está mais suscetível a desenvolver quadros de ansiedade e de maior gravidade dos sintomas.
Sinais da ansiedade
Os sinais físicos da ansiedade advém de uma resposta do sistema nervoso autônomo, que age independente da nossa vontade. Ou seja, é acionado um sistema natural de "luta e fuga" onde é liberado hormônios como a adrenalina e o cortisol. A ação desse sistema e a liberação dessas substâncias resultam em sintomas como:
Aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia);
Dor no peito;
Respiração ofegante ou falta de ar;
Tremores nas mãos, pernas, pálpebras ou outras partes do corpo;
Tensão muscular;
Alterações no sono;
Irritabilidade;
Suor excessivo;
Vertigem/tontura Dor ou desconforto abdominal/ Diarreia Boca seca;
Sensação de fraqueza ou cansaço intenso;
Sensação de desmaio;
Náusea e vômitos;
Formigamento;
Dor de cabeça.
Muitas pessoas deixam de realizar muitos objetivos e sonhos devido estarem reféns da ansiedade e isso traz muito sofrimento. Caso você perceba que sua ansiedade está se tornando o centro da sua vida e te impedindo de realizar os objetivos, não deixe de buscar ajuda profissional é muito importante que você tenha um acompanhamento especializado para ter uma vida mais leve e significativa.
Meu nome é Fernanda sou psicóloga especializada no tratamento de ansiedade nas mulheres. Meu objetivo é ajudar mulheres a lidar melhor com a ansiedade e com isso consequentemente elas obtenham uma vida mais leve e tranquila. Caso você sofra com ansiedade e tenha interesse em realizar um tratamento especializado, clique no botão abaixo e agende uma consulta.
コメント